Ciências Biológicas - Licenciatura

Ciências Biologicas - Licenciatura

  Olá, somos alunos graduandos em Ciências Biológicas da Faculdade Católica Salesiana, Vitória - ES. Criamos o blog para falar um ...

sábado, 25 de junho de 2016

RÉPTEIS

Répteis vem do latim reptum, que significa rastejar, referência ao meio de locomoção característico desses animais. Os primeiros répteis surgiram de anfíbios ancestrais, há 340 milhões de anos atrás no período Carbonífero, mas foi na era Mesozoica que ocorreu uma grande radiação. Eles são os primeiros vertebrados a conquistarem definitivamente o ambiente terrestre, essa conquista se deu devido a pele ser rígida e escamosa, protegendo-os da perda excessiva de água e do desgaste contínuo pelo movimento e pela reprodução através do ovo amniótico, sendo o aspecto mais importante. 

Durante a visita ao museu da PUC em MG, observamos muitos espécimes que representam esse grupo, e destacamos alguns exemplares desses grande acervo. 


CROCODILIFORMES


A ordem Crocodylia é formada por répteis gigantes que surgiram no final do Cretáceo, há cerca de 83,5 milhões anos. São os parentes viventes mais próximos das aves, sendo esses os únicos sobreviventes do grupo Archosauria.


Crocodiliformes extintos

O purrusauro (Purussaurus brasiliensis) viveu durante o período Mioceno, a cerca de 15 a 8 milhões de anos atrás. Sendo o maior predador da amazônia, estima-se que possuía 12 metros de comprimento, mas alguns indivíduos poderiam chegar a 18 metros. Sua dieta era composta por grandes mamíferos herbívoros que se aproximavam das margens dos rios, peixes e outros crocodiliformes.  O crânio do purrusauro observado no museu da PUC-MG, mede aproximadamente 1,30 metros.



Purussaurus brasiliensis (Purrusauro)


                                                                                                    Foto: Corrêa, 2016.


Crocodiliformes atuais


A espécie africana Crocodylus niloticus está distribuída da bacia do Nilo às regiões do sul do deserto do Saara a Madagáscar e ao arquipélago das Comores. É o maior crocodilo da África e o segundo maior do mundo (perdendo para o crocodilo-de-água-salgada), medindo de 2,4 a 5,5 metros. No Egito Antigo, esses crocodilos eram considerados animais sagrados, eles foram adorados e mumificados pelos egípcios.



Crocodylus niloticus (Crocodilo-do-nilo)


                                                                                                    Foto: Corrêa, 2016.




DINOSAURIA


Os dinossauros surgiram a cerca de 230 milhões de anos atrás, e dominaram a terra por 135 milhões de anos, durante o período do Triássico até o final do Cretáceo, até a grande extinção em massa, devido o impacto de um asteroide no planeta.


Dinossauro da América de Sul 

O Amargassauro (Amargasaurus cazaui) viveu na América do Sul, na região atualmente denominada Argentina,  entre 129 a 122 milhões de anos atrás durante o Cretáceo. Herbívoro, media aproximadamente 2,5 metros de altura e 10 metros de comprimento, apresentava prolongamentos bifurcados nas vértebras, que iniciava atrás da cabeça até o início da cauda, essa adaptação provavelmente servia de proteção conta predadores.



Amargasaurus cazaui (Amargassauro)

                                                                                     Foto: Ferreira, 2016.



T-rex

T-rex, o dinossauro mais conhecido atualmente, graças a sua popularidade no cinema, viveu entre 67 a 65 milhões de anos no final Cretáceo, na América do Norte. Carnívoro, bípede, chegava a medir 12 metros de comprimento e 5 de altura e pesava cerca de 8 toneladas.



Tyrannosaurus rex (Tiranossauro)

                                                                                              Foto: Luz, 2016.




REFERÊNCIAS
SIMBIOTICA. Reptilia. 2016. Disponível em: <http://simbiotica.org/reptilia.htm>. Acesso em: 25 jun 2016.
WIKIPÉDIA. Crocodylia. 2016. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Crocodylia>. Acesso em: 25 jun 2016.
WIKIPÉDIA. Purusauro. 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Purussauro>. Acesso em: 25 jun 2016.
UFA. Purussaurus brasiliensis. 2016. Disponível em: <http://www.ufac.br/portal/unidades-academicas/laboratorios/laboratorio-de-paleontologia/sala-de-exposicao/acervo/purussaurus-brasiliensis>. Acesso em: 25 jun 2016.
WIKIPÉDIA. Crocodilo-do-nilo. 2016,Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Crocodilo-do-nilo>. Acesso em: 25 jun 2016.
WIKIPÉDIA. Dinossauros. 2016,Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Dinossauros>. Acesso em: 25 jun 2016.
AVPH. Amargassauro. 2016. Disponível em: <http://www.avph.com.br/amargassauro.htm>. Acesso em: 25 jun 2016.
AVPH. Tiranossauro Rex. 2016. Disponível em: <http://www.avph.com.br/tiranossauro.htm>. Acesso em: 25 jun 2016.

2 comentários: